O que é e como funciona o Pottermore?

Pottermore é o novo projeto de J.K. Rowling que tem como objetivo levar a experiência de leitura da série Harry Potter para a Internet de uma forma super interativa. No site Pottermore.com você, além de ler os livros, poderá acessar conteúdo exclusivo nunca antes publicado por J.K Rowling! (Para saber mais sobre o que é o Pottermore, clique na resenha que fiz aqui no blog) Em outubro, o site estará disponível para o público em geral nas línguas inglês, espanhol, francês e italiano, mas com previsão para incluir outras. Mas no dia 31 de julho, o site abriu para inscrições de fase teste e um milhão de pessoas conseguiram se cadastrar.Graças à minha amiga Amanda, eu consegui esse acesso prévio e desde semana passada estou acessando todas as maravilhas do Pottermore!!!!

Curioso? Então continue lendo esse post para saber o que é que você pode encontrar por lá.

Posts relacionados: Como eu faço para entrar no Pottermore? e O que falta melhorar no Pottermore?

Ao entrar no menu principal, você encontra o percurso e a divisão de capítulos de todos os livros. Atualmente, apenas o primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, está disponível para acesso.

O menu inicialmente é todo cinza, mas ganha as cores da sua casa de Hogwarts mais o brasão depois que você é selecionado… Além disso, você recebe as últimas atualizações dos seus amigos e em que capítulo eles estão.


Ao clicar no primeiro capítulo, The Boy Who Lived (O menino que sobreviveu, em português), você pode optar por ler o capítulo online ou clicar em Explore Chapter. Essa última opção abre um menu interativo em que você pode “passear pelo capítulo”, coletando objetos e encontrando informações extra sobre personagens e trama. Por exemplo, há muitas informações sobre como Rowling escreveu o livro, informações importantes sobre o mundo mágico (suas regras e cultura) assim como informações extra de personagens secundários! Ficamos sabendo sobre o passado da Profa. McGonagall, por exemplo, e também a história de vida do Prof. Quirell e do Olivaras!!!

É interessante coletar objetos curiosos (todos eles com uma explicação de o que é) e colocar no seu malão, assim como procurar as informações extra “escondidas” no capítulo. Além disso, há uma lista de todos os personagens, lugares e feitiços mencionados em cada capítulo de forma que você pode acessar tudo de uma forma sistematizada. Você pode adicionar informações aos favoritos e acessá-las direto do seu perfil, sem precisar voltar ao capítulo!

O menu de cada capítulo segue esse modelo…

O perfil é organizado de uma forma bem interessante: você vê logo de cara qual é a sua varinha (mas você tem que fazer um teste antes para ganhá-la), sua casa em Hogwarts (também precisa de um teste), as poções que você preparou (sim, você pode preparar poções e ganhar pontos por cada poção bem sucedida!), os feitiços executados, os objetos armazenados no seu malão, quantos galeões (dinheiro bruxo) você tem, além dos favoritos que você marcou.

À medida que você avança nos capítulos, as opções vão “destravando”. Por exemplo, no capítulo Diagon Alley (Beco Diagonal, em português), em que Harry visita as lojas bruxas pela primeira vez, você abre sua conta no Gringotts (Gringotes), o banco buxo! Inicialmente, você ganha um bônus de 250 galeões e já começa a gastá-los com a lista de material de Hogwarts! A partir daí, as opções Beco Diagonal e Gringotes ficam disponíveis no seu menu automaticamente e você visitar esses lugares a qualquer momento.

Para acessar o perfil, você clica no brasão da sua casa a qualquer momento…

Esse capítulo Beco Diagonal, inclusive, foi um dos meus favoritos. Porque além da abertura de conta e das compras, você faz o teste para ganhar a sua varinha! É que no mundo bruxo a varinha escolhe o bruxo. Então cada varinha vai bem com um tipo de personalidade. O teste coloca algumas situações para você se posicionar, e, de acordo com as suas respostas sai uma combinação de cerne (Pena de Fênix, Corda de Coração de Dragão e Pêlo de Unicórnio), madeira, tamanho e flexibilidade. A minha é uma varinha de mandeira Sycamore com Pena de Fênix, 12 polegadas e levemente flexível. Uma combinação de varinha bem diferente, uma vez que se é o tipo de varinha que, se você não praticar feitiços interessantes com ela, auto-implode de tédio. rs

Depois de escolhida a sua varinha, essa parte do capítulo fica sempre assim….

Mas a emoção mesmo fica com a exploração do capítulo O Chapéu Seletor, que é onde você é selecionado para uma casa em Hogwarts! Ao entrar nessa área do capítulo, há um vídeo de J.K. Rowling disponível dizendo que esse é o “grande momento” e que as respostas devem ser sinceras para que você possa ir pra casa certa. O teste foi elaborado pela própria autora e ela diz que testou com pessoas de sua convivência e que os resultados foram sempre de acordo com o que ela pensava. O teste contém 10 perguntas das mais variadas possíveis e as respostas nem sempre são óbvioa. Ou seja, não dá pra saber muito bem se “essa é a resposta da Sonserina” ou se “essa aqui é da Grifinória”.

O meu resultado me surpreendeu um pouquinho, mas eu acabei gostando. Sou Hufflepuff (Lufa-Lufa)!!!! (clique aqui para ler o meu drama de escolher a casa de Hogwarts rs)

Ah, e não tem volta. Não tem como refazer o teste para tentar cair em outra casa. O resultado é definitivo, o que tem deixado muita gente meio revoltada. Porque nos livros, o Harry escolhe deliberadamente não ir pra Sonserina, então muita gente (inclusive eu) acha que uma das questões deveria ser “eu quero ir pra casa X” e haveria um balanço das respostas dadas mais essa.

A mensagem de boas vindas explica a trajetória da casa, os mitos, onde fica e as pessoas importantes que pertenceram a ela.

A partir do momento que você é selecionado para uma casa, sua Common Room (sala comunal) e o Great Hall (Salão Principal) ficam disponíveis no menu. Na sala comunal você tem contato com as pessoas da sua casa e pode acessar os comentários deles, assim como status. No entanto, você não pode mandar mensagens para pessoas no Pottermore. Na verdade, você não disponibiliza nenhum tipo de informação pessoal e nem seu nome de usuário você pode escolher. Segundo os idealizadores (incluindo Rowling), isso é para assegurar a segurança. Já no Salão Principal, você tem acesso aos pontos de cada casa e aos alunos que lideram na frente com mais pontos. Atualmente, Slytherin (Sonserina) está na frente.

O salão principal e a contagem de pontos… E olha, no exato momento em que a Corvinal empatou com a Sonserina!

Para ganhar pontos, você pode fazer poções ou duelar com alunos de outras casas. As poções ficam disponíveis depois do acesso ao capítulo The Potions Master (O mestre das poções, em português) e você aprende a fazer feitiços no capítulo The Midnight Duel (O duelo da meia-noite, em português). As opções de poções e feitiços ficam disponíveis no seu menu e você pode praticar antes de tentar fazer a coisa pra valer para ganhar pontos (porque se você fizer errado, você perde pontos pra sua casa!). Os duelos estão atualmente indosponíveis no site, então há uma corrida para ganhar pontos fazendo poções. No início é um tanto difícil, mas depois que se pega o jeito, melhora. O problema é que preparar poções demora de uma a uma hora e meia! Ou seja, você tem que ficar de olho pra ver se está tudo certo no seu caldeirão!

No início fazer poções é um pesadelo de difícil… Quase dá pra ouvir o Snape dizendo que você é um fiasco.

Ao longo da exploração de capítulos você coleciona figurinhas, encontra objetos/poções, aprende novos feitiços e até mesmo acha galeões para enriquecer sua conta bancária! Mas o mais interessante mesmo são as informações extra. De todas, a que mais gostei foi a relativa às varinhas: como são feitas, quais são os tipos existentes, o que significa cada tipo de madeira e cada cerne. Notas da própria J.K. de como foi o processo de escrita do livro (por exemplo, como ela chegou à idéia do Chapéu Seletor) fazem qualquer fã entrar num surto de euforia.

O site está na sua fase de teste, e, por conta disso, às vezes fica instável: algumas poções somem, às vezes rola um delay, você clica em um link e ele demora tempos pra abrir, mas imagino que a situação fique mais regular por volta de Outubro, que é quando o site abre oficialmente para o público. Fora que seria legal ter atividades de outras matérias pra fazer, assim como poder jogar Quiditch (quadribol).

De qualquer forma, Pottermore é uma experiência incrível para todos os fãs da série e dá um gostinho a mais já que agora todos os filmes foram feitos. Em janeiro do ano que vem, será lançado o Pottermore para o segundo livro da série, Harry Potter e a Câmara Secreta.

Sinceramente? Eu adorei e tenho que me segurar para não ficar fazendo poções o dia inteiro!


407 comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *