A Sétima Torre Vol.5 – Em Guerra

Título: A Sétima Torre Vol.5 – Em Guerra

Título Original: The Seventh Tower – Into Battle

Autor: Garth Nix

Ano de Publicação: 2003 (originalmente em 2001)

País de Origem: Estados Unidos

Tradução: Maria Helena Rouanet

Editora: Nova Fronteira –  224 páginas

Finalmente a rebelião chega aos pés do Castelo e Tal e Milla se vêm no centro de tudo, numa batalha como não se via a muitos séculos: quando os Homens do Gelo, os Escolhidos e o Povo Comum lutam lado a lado a fim de dar conta do verdadeiro inimigo: as Sombras.

Provavelmente Em Guerra é o volume com mais ação da série A Sétima Torre e talvez seja por isso que tenha agradado mais leitores. O livro também desvenda alguns mistérios importantes como o que Aenir realmente é. A leitura, que é característica dessa série, é rápida e bem tranquila. O tipo de livro que dá pra ser lido em um dia chuvoso, por exemplo. Esse livro, em especial, é mais dinâmico por conta da idéia de guerra mesmo, mas posso dizer que foi o livro que mais me decepcionou também.

Pessoas morrendo? Ah, okay. Ai olha só, descobrimos um segredo horrível sobre a natureza de Aenir! Ah, tá bom. Meu Deus, descobrimos a verdade sobre a sua família! Tudo bem. Descobrimos uma verdade surpreendente sobre os Homens do Gelo e os Escolhidos! Okay. A impressão que tenho nessa série é que ninguém reage a nada. Todo mundo aceita tudo assim de uma maneira tão fácil e tranquila que fica difícil acreditar que o destino de todo um mundo está em jogo. Tudo bem que o livro é adolescente e que normalmente esse tipo de livro não aprofunda muito em questão de personagem, mas poxa, nesse volume foi demais, né?

Eu sempre digo que não devemos exigir de um livro o que ele não pode nos dar; que não podemos criticar algo por algo que não foi inicialmente a proposta. O problema é que A Sétima Torre pedia um draminha básico sim. É um livro sobre descobrir grandes segredos sobre seu mundo e sua família, sobre lutar contra um governo manipulador e totalitário, sobre quebrar velhos preconceitos. Poxa, não dá prafazer isso tudo sem esboçar uma reaçãozinha básica, sem ter o mínimo de mudança anterior! Garth Nix escreveu os seis livros em apenas um ano. Será que é por isso que os livros ficaram “rápidos demais”?

Essa é minha eterna reclamação em relação à série, mas é preciso dizer que tem coisas boas, claro. O mundo imaginado por Garth Nix é realmente interessante, assim como a história que ele criou. Eu ainda acho a idéia de Aenir uma das coisas mais legais que já em livros de fantasia em geral! E o fim do livro deixa o leitor morrendo de vontade de ler o próximo!

Para aqueles que esperam um livro pra ler rápido com ação e revelações importantes, Em Guerra é o livro pra você. Mas se você é como eu e acha que tem que ter um lado psicológico desenvolvido, então vá com as expectativas baixas. Bem baixas.

O próximo e último volume da série é A Grande Pedra Violeta. Resenha em breve.

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

3 Responses to “A Sétima Torre Vol.5 – Em Guerra”

    • Pois é, Camila, essa foi a grande decepção dessa série. Sabe aqueles personagens que aceitam tudo, não questionam e não ficam nem um pouquinho tristes e confusos? Pois é, todos da série são assim, o que pra mim meio que matou a trama, sabe. A história é muito boa, mas fica meio sem sal se os personagens não te cativam, né?

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>