Expectativas: Crônicas de Luz e Sombras Vol.1 – OLAM, de L.L. Wurlitzer

A série Crônicas de Luz e Sombras, que será lançada oficialmente no próximo dia 15 de dezembro, traz uma proposta extremamente interessante: um livro de fantasia no estilo mais clássico com criação de uma mitologia completa própria (próximo a O Senhor dos Anéis e A Batalha doApocalipse, por exemplo)! Mas isso, tendo como base a construção de um imaginário épico em cima da mitologia hebraica!

Só para dar uma esclarecida. O Senhor dos Anéis, por exemplo, tem como base a mitologia nórdica. Já o brasileiro A Batalha do Apocalispe vem com uma mistura cultura judaico-cristã com algumas referências orientais. Várias versões da lenda do rei Arthur têm a mitologia celta. Já vi mitologia grega, orientais e até mesmo indígenenas em livros de fantasia, mas um livro com base estritamente hebraica é a primeira vez. E achei bem interessante. Até porque não sei nada de mitologia hebraica, e nada como um livro de fantasia para conhecer, não?

Pelo que pesquisei, o livro parecer ser uma mistura de aventura, mistério e romance com aquela pitadinha de ficção histórica que só a literatura de fantasia clássica consegue nos dar (porque tem hora que parece que  tudo aquilo aconteceu, não?). Vai aí o trecho da orelha do livro, lembrando que vocês podem ler o prólogo e o primeiro capítulo no site oficial da série:

Em busca de vingança, o líder da mais poderosa classe de guerreiros de Olam, invade uma cidade proibida atrás da cortina de trevas e enfrenta uma terrível criatura. Sua atitude dá início a uma contagem regressiva para a guerra entre o império dos shedins e o reino de Olam. Enquanto nas cidades sombrias os shedins se preparam para a batalha, na principal cidade de Olam, a mais poderosa das pedras shoham, conhecida como “O Olho” está perdendo o seu poder deixando a cidade desguarnecida.

A salvação de Olam pode estar bem longe dali, na distante e atrasada Havilá onde um latash, um misterioso lapidador de pedras shoham conhece o segredo para reativar o Olho. Seu aprendiz, o jovem Ben, apelidado de “o guardião de livros”, ajuda o mestre a transferir o conteúdo dos livros-rolos para uma pedra armazenadora. O trabalho secreto é altamente perigoso, pois há inimigos que desejam roubar o segredo da lapidação capaz de fazer liberar o poder das pedras shoham.

Em uma madrugada, a casa em que eles viviam em Havilá foi incendiada e o mestre do jovem raptado. Mas antes de desaparecer, ele lhe deixou um recado numa pedra sentinela. O recado manda que o guardião de livros vá até Olamir, a principal cidade de Olam e procure por um homem chamado Thamam, para obter informações sobre um misterioso “caminho da iluminação”, que pode reascender o Olho.

Desesperado, e sem entender o que está acontecendo, Ben se lança numa perigosa viagem para Olamir carregando uma pedra shoham que pode ser o segredo para desvendar todos os mistérios do seu caminho. Desde o primeiro momento, percebe que há forças maiores em operação no mundo, e que está no meio de uma teia de enigmas, mistérios e traições; suas escolhas podem significar a salvação ou o fim de uma Era.

À medida que segue o caminho, ele descobrirá um mundo extraordinário, conhecerá cidades impressionantes e se dividirá pelo amor entre duas jovens, uma do passado e outra do presente. Em meio a batalhas épicas, duelos com guerreiros poderosos e combates com as mais terríveis criaturas de seu mundo ele desvendará a razão de estar no centro de todos esses acontecimentos, e isso lhe mostrará que nada era como ele imaginava.

E aí, o que acharam? OLAM é mais uma promessa da FantLit nacional, que está rompendo velhas barreiras e nos apresentando livros incríveis! Para mais informações, siga @olamcronicas.

Então, nas suas comprinhas de Natal, não deixem de fora esse volume que estará à venda no próximo dia 15!

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

10 Responses to “Expectativas: Crônicas de Luz e Sombras Vol.1 – OLAM, de L.L. Wurlitzer”

    • Eu to achando esse livro bem promissor. Entrou pra minha lista pro ano que vem… (porque esse ano não dá mais não rs).

      Responder
  1. Parece interessante, eu tenho uma invejinha branca de quem consegue bolar mitologias profundas e complexas para seus mundos! =)

    o/ literatura nacional!

    Responder
    • Vale a pena comprar quem for aí de Curitiba! (E pra quem não é também, é só comprar online) Eu to lendo e gostando muito!

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>