Reckless Vol. 1 – A Maldição da Pedra

Título: A Maldição da Pedra
Título original: Reckless – Steinernes Fleisch
Autor: Cornelia Funke (com contribuição de Lionel Wigram)
Ano de publicação: 2011 (edição original de 2010)
País de origem: Alemanha
Tradução: Sonali Bertuol
Editora: Companhia das Letras– 241 páginas

Depois do desaparecimento do pai, Jacob Reckless descobre uma passagem para um outro mundo. Um mundo estranho e fascinante que acaba envolvendo-o muito mais do que o mundo real com sua mãe doente e irmão caçula. Mas quando Will decide seguir o irmão mais velho através do espelho e é amaldiçoado, Jacob se verá obrigado a rever seus conceitos e cuidar da família pela primeira vez. Um livro incrível que narra uma jornada inesquecível com as doses certas de aventura, ação e romance.

Cornelia Funke. Esse nome é de ouro. Certeza de fantasia de primeira qualidade. É dela a série Mundo de Tinta, pra vocês terem uma ideia. Assim que a Companhia das Letras anunciou que tinha o volume e que ele faria parte da nossa parceira, mal pude me conter. Comecei a ler o livro e ele não me decepcionou nem um pouco.

O mundo criado em A Maldição da Pedra é muitíssimo interessante.  Nele humanos convivem num mundo paralelo ao nosso com fadas, duendes, anões e bruxas, mas também com criaturas com pele de pedra, os goyls. Humanos e goyls vivem em guerra e com a ajuda da Fada Escura, a amante do comandante dos goyls, os humanos estão perdendo. Isso por conta de uma arma fatal, a maldição da pedra. Quando um humano é ferido por um goyl, a pele humana começa a ceder, dando lugar à pele de pedra dos goyls. Mas além de perder a pele, os humanos também perdem suas memórias e sentimentos no processo, tornando-se criaturas duras e crueis como os goyls.

Os personagens são extremamente cativantes. Não só Jacob e o irmão Will, mas também a jovem Clara e garota-raposa Fux. Todos eles são desenvolvidos de uma forma muito boa, com ambiguidades e dúvidas que nos fazem quase que vê-los na nossa frente.

O romance também é bem feito, sem aquela coisa de amor à primeira vista e do nada. Realmente acontece uma interação entre os envolvidos, um sentimento interessante, mas que não é brega nem meloso. Achei que foi romance na medida certa! Agrada tanto quem gosta de romance tanto quem não gosta muito.

Me apaixonei por essa história e por esse livro. A história tem um rítimo muito bom, dividido em capítulos pequenos de duas ou três páginas e é cheio de frases deliciosas recheadas de poesia. Inclusive esse jeito especial de usar as palavras é o que faz os livros da Cornelia Funke tão especiais!

Isso sem falar nas ilustrações maravilhosas feitas pela própria autora que enchem as páginas! Cada página tem desenhos incríveis nas margens e nos cantinhos que retratam flores, pequenos animais e personagens do mundo do outro lado do espelho. Uma edição lindíssima!

Enfim, desculpem a resenha passional, mas é que esse livro foi uma leitura muito envolvente. E nem precisa dizer que está mega recomendada, né?

Curiosidades:

  • Jacob e Will são os nomes dos irmãos Grimm, aqueles que compilaram as histórias do folclore alemão nos contos de fada que conhecemos. Será que é só coincidência?
  • Cornelia Funke é a autora do livro, mas a história foi desenvolvida com a ajuda de Lionel Wigram, um produtor de cinema (que trabalhou na série Harry Potter e Sherlock Holmes). Os dois juntos desenvolveram a história e os personagens e Cornelia escreveu tudo em alemão, para depois traduzir algumas partes para inglês para que Wigram pudesse ler e dar sua opinião.

De acordo com a autora, a série Reckless (o sobrenome dos irmãos) terá quatro livros. Mal posso esperar pelo o próximo!

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

7 Responses to “Reckless Vol. 1 – A Maldição da Pedra”

  1. Hahaha, no começo eu fiquei me perguntando… onde já ouvi essa combinação de nomes, Jacob e Will… Jacob e Will… =D. Acho que não foi coincidência não!

    Oba, romance na medida certa! Já fiquei animada! Parece um ótimo livro, fiquei mesmo curiosa com ele (pressinto um pedido de presente-de-alguma-coisa sendo definido…).

    Responder
    • Liége, você vai gostar! 🙂

      É muito bom. O preço do livro é um tanto salgado, mas ele é todo ilustrado, então é um dinheiro bem investido.

      Responder
  2. parece ser muito bom mesmo e Cornelia Kunke e uma otima autora quando vejo q um livro tem o nome dela já vou logo querendo comprar kk mas ela e otima

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>