O Castelo das Águias

Título: O Castelo das Águias
Autora: Ana Lúcia Merege
Ano de publicação: 2011
País de origem: Brasil
Editora: Draco – 191 páginas

Anna de Bryke, apesar da pouca idade, decidiu aceitar se tornar Mestra das Sagas na famosa Escola de Artes Mágicas de Vrindavahn. Sair do ambiente tranquilo e familiar da floresta de Teixos é um misto de desafio e alegria para Anna que terá de encontrar seu lugar na sede da escola, o Castelo das Águias. Logo, Anna fica fascinada com as aves que dão nome ao lugar e seu fascínio acaba se extendendo ao responsável por elas, o misterioso mago Kieran. Uma história leve, mas com questionamentos bastante profundos, que é simplesmente uma delícia de ler.

Quando Anna chega à Escola de Artes Mágicas, sente a uma certa tensão no ar. Isso porque além da pouca idade, Anna é humana. Em Athelgard os elfos ainda levam suas tradições como as mais “certas” e apesar de conviverem com humanos, têm lá seu prestígio. Anna ainda tem uma metodologia diferente: ela quer inspirar seus alunos, não simplesmente fazê-los decorar longos poemas! Seu jeito um tanto inovador acaba chamando a atenção dos outros Mestres, inclusive do mago Kieran, que tem um jeito um tanto recluso e misterioso.

Kieran é responsável pelas águias, que são mais do que apenas aves bonitas. Por conta de uma fonte com propriedades mágicas, elas são capazes de sofrer uma transformação mágica, que, guiada por um mago, dá origem a águias guerreiras. As águias são emprestadas para o exército a fim de ajudar na proteção das Terras Férteis. Ao saber disso, Anna fica chocada: como tirar a liberdade desses animais e forçá-los à violência? Mas o Conselho quer ir mais além: quer tirar as águias de Vrindavahn. No entanto, isso acarreta problemas para as águias e Kieran fará de tudo para impedir. É aí que uma trama começa…

O Castelo das Águias consegue misturar aventura, romance e magia de um jeito bastante envolvente. A atmosfera da Escola de Artes Mágicas é realmente encantadora e o leitor se sente absorvido naquele clima de valorização da arte e da magia. Anna, como protagonista, é uma personagem interessante. Nada daquelas heroínas chatas e dramáticas. Ela é completamente verossímel; uma jovem com dúvidas, algumas certezas e boa vontade. Seu relacionamento com Kieran também foi desenvolvido de uma forma interessante: nada de um amor impossível que enfrenta tudo e todos naquele cliché chato. Pelo contrário, os dois descobrem seus sentimentos de um jeito mais tranquilo e sem toda essa pressão que nos acostumamos a ler. Uma abordagem bastante diferente da que estamos acostumados.

A trama de aventura também é interessante. A intriga das águias levanta alguns questionamentos muito inteligentes: será que realmente podemos fazer tudo o que queremos com a natureza? Podemos realmente usar outro ser apenas para satisfazer nossas vontades? É possível amar alguma coisa e não deixá-la livre?

A leitura do texto da Ana Lúcia Merege é prazerosa e tranquila. A escrita flui e nos envolve. Com certeza um nome de referência na literatura de fantasia nacional. O Castelo das Águias é altamente recomendado, tanto para quem curte romance quanto aventura. Muito muito muito bom!

E eu orgulhosamente posso dizer que o livro faz parte do nosso projeto de divulgação de livros, o Novos Livros de Fantasia! Dêem uma olhada na página e lá vocês encontrarão informações sobre o volume, bem como links e locais de compra. Não deixem de olhar! É só clicar aqui.

Pela magia e pela arte! E fica a dica para seguirem a Ana Lúcia Merege. Ela é realmente ótima!

.

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

3 Responses to “O Castelo das Águias”

  1. ELIZABETH MACHADO SALLES

    A autora soube trabalhar muito bem a trama. Os personagens me parecem bem elaborados e de personalidade forte. Tem uma história diferente e bem interessante. Beijos.

    Responder
  2. Gizeli Regina Meister

    Gostei muito da resenha, logo entende-se que O Castelo das Águias apesar de ter uma trama simples, dialoga com diversos assuntos que vão muito além da pura fantasia.

    Responder
  3. Michely Reis

    Ainda não li o livros, mas amei por saber que o Castelo das Águias consegue misturar aventura, romance e magia de um jeito bastante envolvente além de ter questionamentos no decorrer do livro:Como muita gente usa o outro apenas para benefício próprio,não é capaz nem apenas de agradecer..pessoas assim merecem saber conhecer o que é amor e gratidão , o quão isso é importante na vida..e também achei interessante abordar sobre como podemos sufocar o amor prendendoo demais, não deixando livre ,as pessoas nao conseguem ser elas mesmas..
    aiii desde que li a resenha desse livro eu amei..espero muito conseguir ele.
    beiijoos

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>