Qual seu livro de fantasia favorito?

Olá queridos leitores, já faz um tempo que tenho tido essa vontade de conhecer melhor vocês e seus gostos literários. De vez em quando pego alguém se expressando mais nos comentários, mas nada como uma pergunta direta.

E a pergunta da vez é:

Qual o seu livro de fantasia favorito? Por quê?

Deixem suas respostas nos comentários e vamos discutir nossos livros favoritos!

Não deixem de comentar pois estou pensando em fazer um post mais analítico a respeito dos livros favoritos e das razões pelas quais as pessoas amam certos livros.

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

44 Responses to “Qual seu livro de fantasia favorito?”

  1. Soa clichê, mas é realmente O Senhor dos Anéis… AMO vários, principalmente os livros do Neil Gaiman, mas o que o Tolkien fez na obra dele é indiscutível, indescritível e incomparável! Super rico em detalhes de todos os tipos, alegorias, personagens, ambientes, etc etc etc…

    Responder
    • Melissa de Sá

      Pois é, dizer que amamos Tolkien parece cliché, mas o que fazer se o cara simplesmente é foda? Quer dizer, ele é tipo a pedra fundamental da fantasia.

      O que eu mais gosto no Senhor dos Aneis é mesmo aqueles personagens incríveis. Ele criou praticamente todos os arquétipos da jornada da fantasia.

      Responder
      • Sem contar q é um livro-base pra praticamente toda a fantasia moderna… Não tem inscritor atual q não tenha pego alguma coisa dele!

        Responder
        • Melissa de Sá

          Isso é verdade. Até o Martin, que tenta fazer o contrário do Tolkien, só consegue escrever porque um dia o Tolkien existiu.

          Responder
  2. Jacó Galtran

    Resposta muito simples: é o meu romance! Ele é sensacional, extraordinário, incomparáv…

    Ops, brincadeirinha.

    O melhor livro de fantasia, na humilde opinião deste fã passional, chama-se “Dragões da Noite de Inverno”, o segundo volume das “Crônicas de Dragonlance”.

    Sim, é baseado em jogos de RPG e contém parte de seus elementos mais “clichês”: elfos, dragões, magia, princesas, etc, etc. Eu poderia dizer que é justamente isto que faz deste livro sensacional, mas seria uma simplificação injusta da minha parte. As Crônicas de Dragonlance possuem personagens absurdamente carismáticos, profundos e bem elaborados. Dragões da Noite de Inverno é o momento mais espetacular da trilogia, cheio de reviravoltas, nas quais os autores nos fazem perder alguns dos nossos “pontos seguros” em nome da verossimilhança. E o amadurecimento dos personagens, então, os torna quase que nossos conhecidos.

    Apesar de a versão brasileira ter ficado famosa por uma das mais desastrosas traduções de que já tive notícia, as Crônicas de Dragonlance – em particular “Dragões da Noite de Inverno – são inesquecíveis.

    P.S.: Mas o meu romance também é razoável…

    Responder
    • Melissa de Sá

      Jaco,
      Eu já ouvi falar bem desse livro e morro de curiosidade de lê-lo, mas confessor que achar a coisinha tem sido difícil, viu?

      E qual é o nome do seu romance? Fiquei curiosa porque só li o seu conto que é fantástico! (até resenhei no blog)

      Responder
    • @Heitordealmeida

      Cara, você sabe das coisas. Tipo, muito. Sério.

      Dragonlance é muito, muito foda! Eu li o “Dragões da Noite de Inverno” em coisa de 3 dias e quando terminei, fechei o livro e “Putamerda… preciso saber como isso acaba!”

      É de longe, um dos meus livros favoritos.

      Responder
  3. Nivia Fernandes

    Ah, é muito clichê dizer que é Harry Potter?
    Não leio tanta fantasia quanto deveria. rs Mas acho que a minha resposta seria essa de qualquer forma…!

    Responder
  4. @Heitordealmeida

    Tem que escolher só um? Mesmo? Sério? Pô, meio difícil isso ai…

    Na verdade, nem é tanto… Qualquer pessoa que já tenha lido Tolkien e goste de literatura Fantástica não poderia escolher outro autor. Tudo que ele escreve é bom, detalhado e com um sentido profundo. Tolkien é meu favorito desde que eu li o primeiro livro dele. O Senhor dos Anéis mudou minha maneira de encarar a literatura e os livros e me fez querer continuar a ler. Tolkien me deu um mundo pra explorar, um mundo que eu queria conhecer de verdade, que eu sempre imaginei e isso vale mais do que qualquer outra coisa que outros autores fizeram.

    Responder
  5. Ah, gente, já disse mil vezes e é clichê mesmo, mas gosto de O Senhor dos Anéis. Só que pertinho de SDA está A História sem Fim, do Michael Ende. Esse livro é absolutamente lindo, maravilhoso, e eu indico para quem puder.

    Dragonlance, que o Jacó citou, eu também já li e gosto muito, mas por causa de alguns personagens que me irritam bastante na trilogia (incluindo o personagem principal, Tanis), eu tenho certas restrições. Mas é um clássico para os rpgistas! Eu ainda vou resenhar por aqui. E na quinta planejo resenhar outro clássico dos rpgistas: A Estilha de Cristal.

    Responder
    • @Heitordealmeida

      Gosto bastante também. Acho o Drizzt meio choraminguento com toda aquela coisa de ser abandonado pela sua raça e talz.

      Meu favorito é o Bruenor! Estereotipo total, mas que se dane! Ficou bom demais!

      Responder
      • Eu também gosto bastante. Nos primeiros dois livros eu simpatizava pra caramba com o Drizzt, mesmo com o choramingo, mas no terceiro a coisa desandou para mim. Agora, o Bruenor é muito legal! Adoro ele, estereótipo ou não XD.

        Responder
  6. Cássio Henrique

    Bem… esta é uma tarefa bem difícil, mas acho que seria “A Tormenta de Espadas”, o terceiro volume de “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Eu apesar de todo o meu amor por leitura, não comecei a ler cedo. Por isso não li tantos livros quanto eu desejaria ter lido, nem mesmo os autores obrigatórios como Tolkien ou J.K.Rowling, embora esteja trabalhando nisto. Acho que todos que lerem o meu comentário vão falar “Como que uma pessoa vem num blog de literatura fantástica sem ter lido os principais livros de fantasia???”. Mas mesmo cometendo este terrível pecado literário não me imagino conhecendo outros livros melhores que os volumes de “As Crônicas de Gelo e Fogo. São tantas as reviravoltas, tantos os conflitos que cada personagem passa, e, na minha opinião, a característica mais importante, tanta imprevisibilidade, que não conheço nada parecido com esta obra. Não que os outros autores sejam piores, mas acho que falta um pouco dessa imprevisibilidade em seus livros. Enfim, são livros, em ambos os sentidos, fantásticos que todos deveriam ler.

    Responder
    • Melissa de Sá

      Cássio, o importante é que você está se propondo a ler. E claro que “As Crônicas de Gelo e Fogo” acabou se tornando um clássico da literatura de fantasia. Sem sombra de dúvida é de alta qualidade.

      Responder
  7. pegra
    stephen king planejou a serie de um jeito meio terror ,deu uma parada, e começou viajar
    é isso ai, apartir do segundo livro é puro improviso,uma salada de frutas(star wars .magico de oz,bang bang,tolkien,stephen king tradicional rsrsrs).muito legal
    parece que sk escreveu todo o livro sob forte influecia de entorpecentes ,muito loco
    muito divertido
    qualquer dia agente se vê ,afinal de contas o KA é uma roda.rssss !

    Responder
  8. Eduardo @edumescab

    Bom, pra fugir dos que as pessoas já disseram – e confesso que também estão entre os meus favoritos -, tem um livro chamado “O Segredo da Plataforma 13”, de uma autora austríaca chamada Eva Ibbotson. É um livro infant-juvenil (mais infantil, pra falar a verdade), mas marcou a minha infância (tudo bem que eu já era pré-adolescente quando o li, mas ainda assim era mais “pré” do que adolescente).
    É um livro mágico, mas o mais mágico ainda foi descobrir que a tal da Plataforma 13, que é um portal para o mundo mágico onde se passa a história, fica exatamente na Estação de King’s Cross, a MESMA do Harry Potter (mas que neste livro foi traduzida para “Encruzilhada dos Reis).
    Eva Ibbotson era a ÚNICA pessoa com argumentos para acusar a J.K. Rowling de algum tipo de plágio, já que o livro dela foi publicado em 1994, mas ela foi diva o suficiente pra dizer que gostaria de cumprimentar a Rowling por ter enxergado a mágica no mesmo lugar que ela. Enfim, já falei demais, mas recomendo muito o livro. Só não esqueçam de botar o modo criança no ON.

    Responder
    • Melissa de Sá

      Poxa, eu não sabia dessa história. E realmente, que classe a dessa autora de responder assim a J.K.Rowling. 🙂

      Responder
  9. Karen Alvares

    Sem medo de soar clichê: é claro que é HARRY POTTER! *_______*
    Amo, amo, amo. Foi uma série inspiradora para a vida e a que me trouxe melhores lembranças e os melhores amigos.
    Bem, você sabe nossa história, Mel. 🙂

    Responder
  10. Meu livro de Fantasia favorito é a saga ‘AS CRONICAS DE GELO E FOGO’ (que por sinal resolvi ler graças a este blog).
    O por que eu gosto? Desculpa, mas eu não sei dizer porque eu gosto, eu simplesmente amo os personagens, ja estou aflito so de pensar que falta dois livros para terminar a saga e eu não quero ficar sem eles
    É uma historia envolvente, cheia de tramas, surpresa, humanidade, sei la.

    Responder
    • Melissa de Sá

      Nossa Valt, fiquei super feliz em descobrir que você encontrou seu livro favorito lendo as minhas resenhas aqui no blog! Isso é MUITO legal!

      E sim, é uma ótima série com uma história muito envolvente.

      Responder
  11. Meus preferidos são da trilogia Mundo de Tinta,meu gênero favorito é fantasia então ficou meio difícil escolher,mas no momento o livro que mais me fascina é Sangue de Tinta que é o 2º livro da trilogia e eu ainda não li Morte de Tinta.

    Responder
  12. De fantasia é Harry Potter, mas eu gosto muito do universo de Howl’s moving castle (O castelo animado) da Diana Wynne Jones. Super recomendo!

    Responder
  13. T. K. Pereira - Escriba Encapuzado

    Saudações fantásticas, amigos.

    Não posso crer que até agora ninguém tenha dito nada sobre o clássico dos clássicos, aquele livrinho maravilhoso que introduziu milhares ao vasto universo visto em “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”

    Sem dúvida, dentre meus favoritos, o primeiro da lista é “O Hobbit”, simplesmente por ter sido O livro que me iniciou no gênero de fantasia.

    T.K. Pereira – o Escriba Encapuzado
    _________________________________
    http://escribaencapuzado.wordpress.com/
    https://www.facebook.com/escribaencapuzado

    Responder
  14. todos falados anteriormente nos comentarios sao otimos, gostaria apenas de adicionar “a cronica do matador de reis” que eh maravilhoso.

    Responder
    • Eu lendo os comments e, “ninguem vai falar da A Crônica do Matador do Rei?!?!?” então finalmente o /o/ rs, o Primeiro Livro é muito bom, li + de 5x ja o segundo li apenas 4x… No primeiro, na parte q o protagonista vai tocar na Eólica pela primeira vez msm depois de ler varias vezes ainda me faz vibrar. é muito foderosamente e poeticamente bem descrito…. sei la, consegue passar a emoção do momento… Ao menos comigo =D é um sentimento que não me lembro de ter tido lendo TLOTR ou Harry Potter… bah, livro muito bom, na boa…

      Responder
      • @Heitordealmeida

        Rapaz, vou te dizer que lembro muito dessa cena. Mas tem uma que eu gosto bastante também é a cena em que ele toca pela primeira vez depois de sair Tarbean a caminho da Universidade. Eu achei muito maneiro

        Responder
      • Melissa de Sá

        Raphael, essa cena é incrível! É minha favorita também. 🙂 Eu acho que o autor escreveu de uma forma incrível. Parece que a gente está realmente lá.

        Responder
  15. Daniel de Matos

    Que bom achar um blog só para livros de fantasia! hahaha
    Eu sou fã do Gaiman e Lewis, mas o meu livro (não só de fantasia) favorito de todos os tempos e etc é Cálice de Fogo. Pode não ser uma obra perfeita, mas é um dos livros que mais me cativou. E eu acho genial a cena em que Voldemort ressurge!
    http://dascoisasqueaprendinoslivros.wordpress.com/

    Responder
  16. Ana Lúcia Merege

    O mesmo da Liège, “A História Sem Fim”. Mas eu gosto de todos os livros citados até agora, com a única exceção (simplesmente porque ainda não li e por isso não posso falar) de A Crônica do Matador de Reis.

    E para citar um diferente, vou de Ursula Le Guin com a série Earthsea. Se um dia vocês desconfiarem que a Escola de Artes Mágicas do Castelo das Águias foi inspirada em alguma outra escola, foi na de Roke e não na de Hogwarts. 🙂

    Responder
    • Melissa de Sá

      Eu morro de curiosidade pra ler essa série da Le Guin. Eu conheço mais o trabalho dela de ficção científica, não de fantasia. Vergonha total eu não ter lido ainda.

      Responder
  17. William Fernando Pereira

    Embora Potter sempre será um meu favorito, pq foi aí que comecei a ler fantasia e me interessar por ler de verdae, tb dentro do gênero vasto que é fantasia, eu destaco dois dos meus favoritos: A Bússola de Ouro do Phillip Pullman e a série Discworld do Terry Pratchett. O primeiro me encanta por ser uma crítica poderosa do ateísmo ao cristianismo, me traz muitas reflexões a respeito da religião e da Igreja. O segundo é super divertido, com uma mitologia vasta e rica e personagens marcantes. Amo os dois.

    Responder
  18. Acho que posso citar como favoritos:
    As crônicas do matador do rei
    A trilogia do Mago Negro
    A saga do Mago
    A saga do Magisterium.

    E um, muito recente, que tem me deixado louco é ‘Conjurador – O aprendiz’.
    Li esse livro em 2 dias. Perfeito.

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>