O Além-Mar Vol.2 – O Primeiro Amanhecer

O segundo e último volume da série O Além-Mar revela grandes segredos e ótimos personagens. Junto com Martin, o leitor desvenda os mistérios de Além-Mar e descobre quem é o verdadeiro inimigo.

Título: Noite Sem Fim

Autor: Roberto Campos Pellanda

Ano de Publicação: 2012

País de Origem: Brasil

Editora: Tarja Editorial – 304 páginas.

Um segundo volume mais maduro que o anterior, O Primeiro Amanhecer tem personagens cativantes, uma trama criativa e uma ambientação excelente.

Relembrando um pouquinho sobre essa série que vale muito a pena ser lida: nosso protagonista é Martin, um adolescente que faz muitas perguntas, algo que é totalmente desencorajado na Vila. Em Noite Sem Fim, Martin e seus amigos, Omar e Maya, fazem tantos questionamentos que acabam chamando a atenção dos Anciões, o grupo que governa a Vila com mãos de ferro. Juntos, eles descobrem a terrível verdade por trás do que acontece na Vila, onde é sempre noite, e por que um navio cheio de homens é sempre enviado para o Além-Mar a cada semestre. Vocês podem ler uma resenha completa de Noite Sem Fim aqui.

O Primeiro Amanhecer começa com Martin saindo da Vila, mas ainda com muito o que descobrir e aprender. Ele vai para a Cidade do Crepúsculo, onde pela primeira vez vê luz natural. O plano de Martin e de Ricardo Reis, o capitão que nos é apresentado no final de Noite Sem Fim, é encontrar o pai de Martin, Cristóvão Durão, e depois tentar traçar um plano para salvar as pessoas da Vila dos terríveis Knucks, os monstros de Além-Mar.

Mas o que Martin descobre é que os Knucks não são uma ameaça apenas à Vila: o povo no Mar do Crepúsculo sofre com suas invasões e uma guerra constante é travada. E o pior: as ações de Martin e Ricardo Reis à bordo do navio Firmamento afetaram diretamente o equilíbrio frágil entre Knucks e humanos. Uma guerra está por vir! Martin tem que lidar então com um terrível conflito de interesses entre os povos do Mar do Crepúsculo, que não estão tão dispostos assim a se unir para enfrentar os monstros.

É em meio a essas jogadas políticas que Martin vai conhecer novos aliados e inimigos, lutar batalhas e tentar entender melhor o que causou a Cisão no mundo. Isso porque houve um tempo em que um dia tinha 24 horas e o Sul se punha e nascia dentro desse período. Lendas tratam de uma antiga civilização que criou um grande Mal. Mal esse que é o grande responsável pela atual ordem das coisas…

Enquanto isso, na Vila, Maya tenta derrubar o regime Ancião que tenta voltar ao poder enquanto sofre com uma terrível doença que se espalhou rapidamente entre a população. Tendo recebido uma missão perigosa e importante, Maya vai se infiltrar na Biblioteca Anciã e conhecer o Bibliotecário, um homem que nunca saiu de entre as estantes e nunca viu a vida do lado de fora da Biblioteca.

O Primeiro Amanhecer ainda vai nos revelar a verdadeira origem de Martin e também dos povos do Mar do Crepúsculo e da Vila. A trama é cheia de aventuras, reviravoltas, e dá pra se emocionar ao longo das páginas muito bem escritas de Roberto Campos Pellanda. Minha única ressalva é em relação ao final.

Assim como Noite Sem Fim, achei o final de O Primeiro Amanhecer muito corrido. Até cheguei a pensar que teríamos mais um livro na série, mas a história realmente acabou no segundo volume. Achei a conclusão apressada e um tanto simples para uma trama tão complicada. Eu gostaria de ter acompanhado a jornada final de Martin com mais detalhes, mais calma, e também mais perigos. A impressão que tive é que as últimas páginas não fizeram jus às anteriores, que foram muito bem trabalhadas em todos os aspectos. No entanto, já vi isso acontecendo com muitos livros estrangeiros também.

Mas ainda acho que O Além-Mar é um ótimo exemplo de fantasia nacional. Uma prova de que nossa literatura do gênero está se desenvolvendo e se popularizando cada vez mais. Vale a pena acompanhar as aventuras de Martin! Essa é uma série de apenas dois volumes, com uma ambientação de alta fantasia muito bem feita e criativa. Recomendo para quem curte alta fantasia e aventura.

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>