Dicas de leitura para o Natal

Ah, o Natal! Luzinhas piscando, presentes, compras de última hora, jantar com a família… Mas nós amantes dos livros sempre arrumamos um tempinho antes da ceia para uma leitura de última hora.

E foi por isso mesmo que o Livros de Fantasia resolveu fazer o especial de Natal com dicas de leitura rápida, que você pode encontrar facilmente e ler antes do peru sair do forno.

Confira nossas dicas de leitura para o Natal!

Um clássico: Um Conto de Natal

Tem como falar de Natal e não falar de Charles Dickens e da história que praticamente inventou o Natal como o conhecemos hoje? Sim, estamos falando de A Christmas Carol, escrita pelo famoso escritor inglês em 1843. Sim, faz esse tempo todo.

Um Conto de Natal (uma das traduções em português) leva o leitor para uma Londres do século XIX (claro, é Dickens, né gente?) e nos apresenta o avarento Scrooge (ahá, aposto que você lembrou do filme do Jim Carrey!). O velho trabalha num escritório, é rabugento e sovina, e morre de impaciência de seu empregado, Bob Cratchit, um pobre absurdamente feliz.

Na noite de Natal, Scrooge acorda no meio da noite assustado. Do nada, ele tem uma aparição: vê o espírito de seu falecido sócio, Marley, que diz não conseguir descanso na vida eterna por ter sido avarento e não ter ajudado ninguém quando era vivo. Marley diz que Scrooge, no entanto, ainda tem uma chance e que ele receberá a visita de três espíritos (Natal Passado, Presente e Futuro).

Essa foi a edição que li em inglês, na faculdade. Vale a pena se aventurar.

Claro, todos nós já sabemos o que vai acontecer com Scrooge de tantas adaptações para o cinema, teatro e até programa da Xuxa, mas acredito que ler o original vale a pena. Afinal, trata-se de um grande clássico da literatura de língua inglesa, responsável inclusive pela propagação da expressão “Merry Christmas” (eu não disse que Dickens praticamente inventou o Natal?).

O livro tem menos de 100 páginas e pode ser facilmente lido na tarde de Natal, antes das suas tias chatas chegarem. Quem lê em inglês, pode baixar o livro gratuitamente no Kindle ou Kobo, uma vez que a obra é de domínio público. Para traduções, o livro em ebook também pode ser facilmente encontrado online. Fora os exemplares físicos que estão presentes em todas as bibliotecas.

Um mais moderninho: O Grinch

Dr. Seuss é um daqueles autores para crianças que também atinge adultos com histórias memoráveis e uma delas é natalina: How the Grinch Stole Christmas (em português, o título ficou só O Grinch mesmo).

Nesse livro de 1957 (sim, tem esse tempo todo), conhecemos o Grinch, uma criatura verde, mesquinha e anti-natalina que mora numa caverna com seu fiel (mas não amado) cão Max. O Grinch detesta o Natal e um dia tem a brilhante ideia de acabar com o Natal de todo mundo na vila Quem. O que ele faz? Se veste de Papai Noel (e veste Max de rena O.o) e rouba todos os presentes, comidas e luzes de Natal.

O livro é uma grande crítica ao consumismo no período natalino, mas paradoxalmente o próprio Grinch virou símbolo de Natal. Aposto que você se lembra do Jim Carrey (de novo ele?) estrelando o filme de mesmo nome.

How the Grinch Stole Crhistmas é um livro natalino para todas as idades. Dá pra encontrar a versão em ebook facilmente online. Infelizmente, não achei versão em português. Mas o livro tem uma linguagem relativamente simples e eu recomendo para quem quiser se arriscar a ler algo em língua inglesa pela primeira (ou primeiras vezes).

Um contemporâneo: Noites Negras de Natal e outras histórias

Essa antologia foi organizada pela Karen Alvares e por mim – sim! – há dois Natais e ela continua sendo um dos nossos trabalhos mais comentados e resenhados na blogosfera literária.

O livro tem quatro contos, sendo dois deles temas natalinos.

Em “O Último Panetone de Natal” (Karen Alvares), um jovem casal faz uma viagem um tanto quanto sinistra num Fusca verde: Rafaela quer ver o lugar onde os pais morreram num acidente. Mas cansados, o casal para numa pensão que desde o começo parece ser um tanto quanto suspeita. Pablo então percebe uma mudança no comportamento da namorada… mas ela já não era meio esquisita? Uma noite de Natal macabra se aproxima.

O outro conto natalino é “Lembranças Vermelhas” (Melissa de Sá). Nele, Julian está passando um Natal entediante no sítio da família. Muita chuva, irmão chato, sobrinhos irritantes, o de sempre. Mas espera: é impressão de Julian ou tem alguém andando nos arredores da casa? E aquele retrato do pai na parede, está incomodando mais alguém? Quando Julian fica sozinho com as crianças na sala, a noite de Natal ganha ares mais tenebrosos.

O livro está de graça na Amazon nesse Natal! Clique aqui para baixar para o seu Kindle, celular, computador ou tablet.

Além dos contos especiais de Natal, o livro tem outros dois contos, “Setor B12” e “A Morte do Cisne”, também com toques de terror e horror. Dá pra ler os quatro contos antes de começar o amigo-secreto.

Um recordar é viver: capítulos de Natal da série Harry Potter

Quem leu a série Harry Potter sabe que o Natal em Hogwarts nunca passou batido. O salão principal é enfeitado com dezenas de pinheiros, luzes piscam no teto e o banquete é inesquecível. Mas não só isso: cada um dos sete Natais ao longo da série teve um significado muito importante para Harry e para a trama em geral. Vamos relembrar?

Capítulo 12: O Espelho de Ojesed (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

Capítulo 12: A Poção Polissuco (Harry Potter e a Camâra Secreta)

 

Capítulo 11: A Firebolt (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)

 

Capítulo 23: O Baile de Inverno (Harry Potter e o Cálice de Fogo)

 

Capítulo 23: Natal na Enfermaria Fechada (Harry Potter e a Ordem da Fênix)

 

Capítulo 16: Um Natal Muito Gelado (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

Capítulo 16: Godric’s Hollow (Harry Potter e as Relíquias da Morte)

Quem aqui consegue lembrar que momentos marcantes cada um desses capítulos trouxe? Aposto que você consegue dar uma fuçada na sua estante antes que seus primos chatos cheguem pra janta, hein?

.

Feliz Natal para todos vocês leitores! E muitos livros!

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

2 Responses to “Dicas de leitura para o Natal”

  1. Que lista ótima… Era tudo o que eu estava procurando!
    Não sei porque, mas estou sempre de olho em histórias de Natal para essa época do ano.
    Em 2013 li “Deixe a Neve Cair” e nesse ano li “O Presente do Meu Grande Amor”.
    Beijos
    Camis

    Responder
    • Melissa de Sá

      Camila, eu também adoro ler histórias com temas natalinos! É sempre bom nessa época do ano. 🙂 Fico feliz que eu tenha ajudado com algumas dicas.

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>