Um Estranho Equinócio

Já faz um tempo que li “Um Estranho Equinócio”, da querida Ana Lúcia Merege, mas só hoje percebi que não tinha falado dele por aqui. Bem, vamos logo tratar de corrigir isso. Esse pequeno conto de mistério é um ótimo apêndice para quem leu O Castelo das Águias e um prólogo mais leve e descontraído para os leitores de A Ilha dos Ossos.

Título: Um Estranho Equinócio
Autor: Ana Lúcia Merege
Ano de publicação: 2014
País de Origem: Brasil
Editora: Draco
Número de páginas: 14

Urien, o mestre de música da Escola de Athelgard, é quem conta essa história. Curioso ao ponto de ser bisbilhoteiro, ele sem querer descobre um caso de envenenamento no castelo. Quem foi? Como e por quê? Ora, só lendo o conto!

Só aviso que essa resenha contém alguns spoilers de O Castelo das Águias.

Estamos de volta ao mundo de Athelgard e ao Castelo das Águias nessa data tão simbólica que é o equinócio. Quem leu O Castelo das Águias vai provavelmente se lembrar que essa data tem um peso mais que especial: o casamento de Kieran com Anna de Bryke. Mas não se engane que eles não são os protagonistas dessa história, apesar de fazerem uma aparição. Vemos tudo pelos olhos de Urien.

Como narrador, Urien é bastante engraçado. Ele é um homem solitário, que gosta de conversar, e por isso mesmo acaba descobrindo, nas cozinhas, que o pão que o casal irá compartilhar na cerimônia está envenenado. Mas ao invés de avisar todo mundo e fazer um alarde geral, Urien quer é descobrir quem está por trás de tudo aquilo. Justiceiro? Não. Ele quer mais é satisfazer a própria curiosidade.

Tive o prazer de ler esse conto antes de sua publicação e agora relendo, vejo que ele tem aquele quê gostoso de história detetivesca despretenciosa. O quê de mistério é uma pitadinha, pois o mais importante é o caminho percorrido por Urien, em suas deduções, até o suspeito. Uma leitura leve e gostosa, daquelas para ser apreciada num fim de domingo.

Eu não diria que é imprescindível ter lido O Castelo das Águias para ler esse conto, mas obviamente quem já leu se sentirá mais confortável em Athelgard e mais curioso em relação aos personagens.

Esse conto está disponível no formato e-book e pode ser lido confortavelmente em qualquer celular, e-reader, tablet ou computador por apenas R$2,99.

Adquira o seu! Amazon | Kobo | Cultura

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

One Response to “Um Estranho Equinócio”

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>