Menina bonita bordada de entropia

Título: Menina bonita bordada de entropia
Autor: Cirilo S. Lemos
Ano de publicação: 2013
País de Origem: Brasil
Editora: Draco
Número de páginas: 14

Esse pequeno conto de Cirilo S. Lemos traz o fantástico com uma dose generosa de horror. Uma menininha é encontrada no fundo do mar por demônios pescadores. Eles querem comê-la. Mas com ela vem o lado mais escuro de uma criança com fome e com medo.

O que é entropia?

Okay, eu fiz essa pergunta. Faz anos desde minhas aulas de química e o que lembro de entropia é meio que totalmente associado a episódios de Doctor Who, então…

… como Doctor Who é cultura, eu não estava errada. Entropia é uma medida associada à desordem. Principalmente na FC. Lembram daquela lei da termodinâmica (gente, como assim estou falando de termodinâmica rs) de que trabalho pode ser convertido em calor mas energia térmica não pode ser totalmente convertida em trabalho? Pois é. É isso. Entropia é a medida dessa desordem do sistema (Físicos e químicos do mundo, perdoem-me!).

E o que isso tem a ver com o conto do Cirilo?

Bem, a menininha bordada de entropia é justamente uma versão literária dessa energia que sobrou, pelo menos na minha leitura. Um lado escuro da criação do universo, a menininha traz em si o poder da desordem, do caos e, por que não, da escuridão.

Não vou contar mais do conto porque ele é curto e tiraria a graça. Mas digo que ele é muito bem escrito, inquietante, escatológico (nojento mesmo) e perturbador. Não espere sustos, o que fica aqui é um mal estar do horror, daquele de dar embrulho no estômago. Nem preciso dizer que é recomendado para adultos.

Ah, e como um bom conto de horror impactante, esse também não tenta se explicar, não tenta propor um final. Então depois não reclame que a coisa não fez sentido. É pra não fazer mesmo.

Você pode adquirir esse conto por apenas R$1,00. Isso mesmo. Um realzinho. Para ler no tablet, celular, e-reader ou computador. De uma sentada só num intervalo de trabalho ou enquanto espera um ônibus.

Baixe agora mesmo Amazon | Saraiva | Kobo | Cultura | Google

Melissa é escritora, blogueira e fica hiperativa com açúcar. Tem contos publicados em antologias das editoras Draco, Buriti e Cata-vento além de trabalhos independentes na Amazon. É autora do livro infantil A Última Tourada.

http://mundomel.com.br

 

One Response to “Menina bonita bordada de entropia”

  1. Melissa, parece que você gosta muito de livros de fantasia e eu vim parar nessa página através dos nacionais que você recomenda e talz, mas de toda forma, gostaria de sugeri-la a leitura de um livro nacional chamado Manual da Destruição, uma visão pessimista e destrutiva do mundo brasileira. Abç

    Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>